Princípios de Eletricidade e Magnetismo U1

Princípios de Eletricidade e Magnetismo /UNIDADE DE ENSINO 1 - Encontro 1 /U1S1 - Atividade Diagnóstica

 

Os fenômenos elétricos têm sua origem na estrutura da matéria, nas partículas elementares que compõe os átomos. Nos materiais com os quais interagimos no dia a dia, os átomos são compostos por um núcleo atômico, composto por _____ e _____, e por uma eletrosfera, composta por _____. Os _____ possuem carga elétrica positiva, enquanto que os _____ possuem carga elétrica negativa. Os nêutrons são eletricamente neutros.

Escolha a alternativa que preenche corretamente as lacunas.

Escolha uma:

2 As cargas elétricas são quantizadas, o que significa que elas existem em múltiplos de uma quantidade fundamental. Nos materiais do cotidiano, a carga elétrica sempre aparece em múltiplos da carga elétrica fundamental e=1,6.10^-19 c   . A carga elétrica pode ser positiva ou negativa.

Em uma esfera metálica, existem 0,625.10^16  prótons em excesso, que não formam par com algum elétron presente no interior da esfera. Qual a carga elétrica total da esfera?

Escolha uma:

resolução: Q=e.p

                  Q=(1,6.10^-19 c) x (0,625.10^16)

                   Q= 1,0.10^-3 c

 

Corpos eletricamente carregados estão sujeitos à atuação de forças elétricas. É possível eletrizar dois corpos por meio a realização de atrito entre diferentes materiais. Suponha que dois materiais foram atritados com uma flanela e, ao serem aproximados, verificou-se a existência de uma força repulsiva entre eles.

Marque a alternativa que contém todas as possibilidades corretas:

Escolha uma:


Princípios de Eletricidade e Magnetismo /UNIDADE DE ENSINO 1 - Encontro 1 /U1S1 - Atividade de Aprendizagem

As cargas elétricas são quantizadas, o que significa que elas existem em múltiplos de uma quantidade fundamental. Nos materiais do cotidiano, a carga elétrica sempre aparece em múltiplos da carga elétrica fundamental e=1,6.10^-19 c  . A carga elétrica pode ser positiva ou negativa. 

Em uma esfera metálica, existem 7,2.10^15  elétrons em excesso, além daqueles que acompanham os prótons de cada átomo no material. Qual a carga elétrica total da esfera?

Escolha uma:

resolução: só multiplicar 

 

2 As cargas elétricas são quantizadas, o que significa que elas existem em múltiplos de uma quantidade fundamental. Nos materiais do cotidiano, a carga elétrica sempre aparece em múltiplos da carga elétrica fundamental e=1,6.10^-19 c . A carga elétrica pode ser positiva ou negativa.

Um objeto está carregado eletricamente com uma carga de 0,04C. Marque a alternativa que indica qual tipo de partícula está presente em excesso no objeto estudado, e quantas delas estão em excesso.

Escolha uma:

 

resolução: Q=e.p

                  0,04 c = (1,6.10^-19 c) x p

                  p= 0,04 c / 1,6.10^-19

                  p= 2,5 .10^-17 p

 

As cargas elétricas são quantizadas, o que significa que elas existem em múltiplos de uma quantidade fundamental. Nos materiais do cotidiano, a carga elétrica sempre aparece em múltiplos da carga elétrica fundamental  e=1,6.10^-19 c . A carga elétrica pode ser positiva ou negativa. 

Um átomo de ferro normalmente possui 26 prótons e 30 neutrons em seu núcleo atômico, e 26 elétrons em sua eletrosfera. Por algum processo, o átomo teve 24 elétrons arrancados. Qual a carga elétrica total do átomo após o processo?

Escolha uma:

Resolução: Q=e.24


 Princípios de Eletricidade e Magnetismo /UNIDADE DE ENSINO 1 - Encontro 2 /U1S2 - Atividade Diagnóstica

 

Analise as afirmativas a seguir:

I- Cargas elétricas de mesmo sinal de atraem, e cargas elétricas de sinais opostos se repelem.

II- A força elétrica diminui com o aumento da distância entre as cargas envolvidas.

III- Quando temos um conjunto de cargas interagindo entre si, a força resultante sobre uma das cargas é a soma das forças causadas sobre ela pelas outras cargas do conjunto.

São verdadeiras somente as alternativas

Escolha uma:

2 A força entre duas cargas elétricas pode ser obtida com a utilização da Lei de Coulomb. Duas cargas elétricas q subscript 1 space end subscript e space q subscript 2, distantes em r entre si, atraem-se com uma força de intensidade F. Vamos supor que a distância entre as duas cargas seja triplicada.

Qual será a nova intensidade da força elétrica F entre as cargas 1 e 2?

Escolha uma:

 

 

3 A força entre duas cargas elétricas pode ser obtida com a utilização da Lei de Coulomb. Duas pequenas esferas com cargas elétricas q1=5uc  e q2=2uc    interagem eletricamente entre si, posicionadas a uma distância de 0,3m como indica a figura. Dado: k=9.10^9Nm²/c . 

 

Marque a alternativa que contém o módulo da força elétrica entre as duas cargas indicadas.

Escolha uma:

 

 


 Princípios de Eletricidade e Magnetismo /UNIDADE DE ENSINO 1 - Encontro 2 /U1S2 - Atividade de Aprendizagem

A força entre duas cargas elétricas pode ser obtida com a utilização da Lei de Coulomb. Duas pequenas esferas com cargas elétricas q1=-0,9mc e q2=-0.4mc  interagem eletricamente entre si, posicionadas a uma distância de 2m como indica a figura.

Marque a alternativa que contém o módulo da força elétrica entre as duas cargas indicadas.

Escolha uma:

 

2 Uma carga q3=2.10^-5C localizada no ponto (0,0) de um sistema de coordenadas encontra-se sob a influência de duas cargas q1=-3.10^-5 C e q2=4.10^-5C localizadas respectivamente nos pontos (0,5 ; 1,2) e (0 ;  -0,6) em unidades do SI. A lei de Coulomb permite o cálculo da força à qual a carga 3 encontra-se submetida.

Marque a alternativa que contém o módulo da força elétrica sobre a carga 3 e o ângulo que essa força forma com a horizontal.

Escolha uma:

 

3 A força entre duas cargas elétricas pode ser obtida a partir da utilização da Lei de Coulomb. Duas pequenas esferas com cargas elétricas q1=6uC e q2=n10uC interagem eletricamente entre si, localizadas nas posições (0; 0) e (0,3m; 0,4m) respectivamente. 

Marque a alternativa que contém o vetor força elétrica exercido sobre a carga 2.

Escolha uma:

 


Princípios de Eletricidade e Magnetismo /UNIDADE DE ENSINO 1 - Encontro 3 /U1S3 - Atividade Diagnóstica 

 

Uma carga elétrica _____ solitária no espaço gera campos elétricos que apontam em direção radial e sentido que afasta da carga. Por outro lado, uma carga elétrica _____ gera campos elétricos que apontam em direção radial e sentido que se aproxima da carga. Uma maneira interessante de concluir rapidamente a direção e sentido de um campo elétrico é a partir do esboço das ______ no espaço.

Marque a alternativa que preenche corretamente as lacunas no texto acima.

Escolha uma:

 

2 Uma partícula de carga q=-5 mC  fica submetida a uma força elétrica de (60N) j  quando inserida em uma determinada posição em uma região do espaço onde existe uma distribuição de cargas elétricas.

Qual o campo elétrico que atua sobre esse ponto?

Escolha uma:

 

3 Uma esfera metálica que está carregada eletricamente com Q=5uc é inserida em uma determinada região do espaço onde não existem outras influências elétricas. Qual o módulo do campo elétrico gerado em um ponto localizado a uma distância de 0,5m da esfera?

Marque a alternativa que contém a resposta correta.

Escolha uma:


 Princípios de Eletricidade e Magnetismo /UNIDADE DE ENSINO 1 - Encontro 3 /U1S3 - Atividade de Aprendizagem

 

1 Em uma região do espaço existem somente duas partículas carregadas eletricamente. A partícula 1 atua individualmente sobre o ponto P com um campo elétrico (350000n/c)i+(50000n/c)j  , enquanto que a partícula 2 atua sobre o ponto P com um campo elétrico (250000n/c)i+(-250000n/c)j. .

Marque a alternativa que contém o vetor campo elétrico sobre o ponto P.

Escolha uma:

2 O campo elétrico gerado por diversas cargas sobre um ponto pode ser calculado independentemente, carga por carga, e depois somado, graças ao princípio da superposição. Suponha que duas pequenas esferas com cargas elétricas q1=-2uc, q2=-5uc ,  interagem eletricamente entre si, localizadas nas posições (0; 0) , e (0; 1m) respectivamente. 

Marque a alternativa que contém o campo elétrico gerado por elas sobre o ponto 3, localizado em (1m; 0).

Escolha uma:

3 Uma espira tem formato retangular, com lados 0,4m e 0,6m. Ela está submetida a um campo elétrico uniforme de intensidade 50000N/C que a atravessa formando um ângulo de 60° com seu eixo central. Esta situação resulta em um fluxo de campo elétrico positivo.

Marque a alternativa que contém o valor correto do fluxo de campo elétrico.

Escolha uma:


 Princípios de Eletricidade e Magnetismo /UNIDADE DE ENSINO 1 - Encontro 3 /U1 - Avaliação da Unidade

 

1 As cargas elétricas são quantizadas, o que significa que elas existem em múltiplos de uma quantidade fundamental. Nos materiais do cotidiano, a carga elétrica sempre aparece em múltiplos da carga elétrica fundamental e=1,6.10^-19c  . A carga elétrica pode ser positiva ou negativa.

Um átomo de ferro normalmente possui 26 prótons e 30 neutrons em seu núcleo atômico, e 26 elétrons em sua eletrosfera. Por algum processo, o átomo teve 16 elétrons arrancados. Qual a carga elétrica total do átomo após o processo?

Escolha uma:

2 As cargas elétricas são quantizadas, o que significa que elas existem em múltiplos de uma quantidade fundamental. Nos materiais do cotidiano, a carga elétrica sempre aparece em múltiplos da carga elétrica fundamental e= 1,6.10^-19  . A carga elétrica pode ser positiva ou negativa.

Um átomo de ferro normalmente possui 26 prótons e 30 neutrons em seu núcleo atômico, e 26 elétrons em sua eletrosfera. Por algum processo, o átomo teve 16 elétrons arrancados. Qual a carga elétrica total do átomo após o processo?

Escolha uma:

3 A força entre duas cargas elétricas pode ser obtida a partir da utilização da Lei de Coulomb. Duas pequenas esferas com cargas elétricasq1=-9uc e q2=12uc   interagem eletricamente entre si, localizadas nas posições (-0,4m , 0) e (0,5m , 0,5m) respectivamente.

Marque a alternativa que contém o vetor força elétrica exercido sobre a carga 2.

Escolha uma:

4 Uma carga d localizada no ponto (1m,1m,1m) de um sistema de coordenadas encontra-se sob a influência de duas cargas , localizadas respectivamente nos pontos (1m , 0, 0) e (0 , 1m , 1m). A lei de Coulomb permite o cálculo da força à qual a carga 3 encontra-se submetida. Marque a alternativa que contém o módulo da força elétrica sobre a carga 3.

 
Uma espira tem formato circular, com raio 0,4m. Ela está submetida a um campo elétrico uniforme de intensidade 60000N/C que a atravessa formando um ângulo de 60° com seu eixo central. Esta situação resulta em um fluxo de campo elétrico positivo.

Marque a alternativa que contém o valor correto do fluxo de campo elétrico.

Escolha uma: