ED - Educação Ambiental Simulado Geral

1 Sobre os impactos ambientais e sociais do projeto de transposição do rio São Francisco, analise as manchetes a seguir e a relação proposta entre elas:

Escolha uma:

2 A construção dos canais para a transposição do rio São Francisco levou esperança de água para parte do semiárido nordestino, mas também trouxe problemas para comunidades e famílias retiradas para a passagem dos eixos leste e norte. Apesar de sempre se colocarem como favoráveis à obra, eles criticam a forma e como as desapropriações ocorreram, muitas vezes indenizando agricultores com valores bem abaixo do que valeriam suas posses.

 

(Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2017/03/25/tiraram-o-sonho-dele-familias-reclamam-de-indenizacoes-de-transposicao-do-velho-chico.htm>. Acesso em: 31 mar. 2017)

 

Sobre o exposto, analise as afirmações abaixo:

I. O projeto da transposição, em momento nenhum, levou em consideração as famílias que ficaram desabrigadas por conta da necessidade de desapropriação.

II. As queixas das famílias desapropriadas incluem, além da perda de sua memória, também o baixo valor da indenização paga pelo projeto.

III. Além dos pontos positivos do projeto da transposição, é preciso considerar os impactos negativos às comunidades e a Responsabilidade Social.

São corretas as afirmações:

Escolha uma:

3 “De acordo com a coordenadora-geral de programas ambientais do Ministério da Integração Nacional, Elianeiva Odísio, toda obra causa impacto, o que estamos fazendo é minimizar esse impacto e, muitas vezes, aumentando as consequências positivas, pois alguns reservatórios, quando cheios, chamam novamente os animais para a região.”

(Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2016/12/iniciativas-do-projeto-sao-francisco-resgatam-biodiversidade-local>. Acesso em: 16 maio 2017.)

 

Sobre os impactos causados pelas obras da transposição do rio São Francisco, assinale a alternativa correta:

Escolha uma:

4 Leia o trecho abaixo, que trata sobre o projeto de transposição do rio São Francisco:

“A preocupação agora é outra, não menos importante: resolver o problema de abastecimento de água no semiárido brasileiro, uma das regiões mais pobres e sacrificadas do país. Trata-se, portanto, de assunto que recomenda cautela e exige responsabilidade e imenso conhecimento técnico para sua solução, notadamente porque envolve profundas transformações na natureza e no curso de um dos maiores, mais importantes e mais belos rios brasileiros.”

 

(Disponível em: <http://www.mpf.mp.br/atuacao-tematica/ccr6/documentos-e-publicacoes/docs/documentos-e-publicacoes/docs/jurisprudencia-1/licenciamento-ambiental/stj/SL_127-BA.pdf> Acesso em: 18 maio 2017)

 

Analisando o trecho acima é possível afirmar que as transformações na natureza e no curso do rio São Francisco podem ser levantadas e analisadas:

Escolha uma:

5 O pesquisador André Monteiro, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) em Pernambuco, estuda desde 2013 os impactos da obra em comunidades por onde os canais passaram. A pesquisa concluiu que as obras de transposição do rio São Francisco afetaram várias pessoas, entre elas povos vulneráveis como indígenas e quilombolas. Em muitos casos, segundo o pesquisador, moradores foram expulsos com indenizações baixas e que geraram problemas sociais.

(Fonte: Adaptado de MADEIRO, C. Via UOL Notícias. Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2017/03/10/transposicao-pagou-indenizacoes-baixas-e-afetou-indios-e-quilombolas-diz-pesquisador.htm> Acesso em: 04 maio 2017.)

 

 

Analise as afirmações abaixo:

 

I. O texto aborda questões socioeconômicas da região nordeste após o início das obras da transposição do rio São Francisco.

II. O texto justifica a importância do desenvolvimento sustentável e dos projetos de mitigação de impactos socioambientais da transposição.

III. O texto deixa claro que é necessária a análise das questões sociais e dos povos afetados pelas obras de transposição do rio São Francisco.

São corretas as afirmações:

Escolha uma:

6 Analise o texto abaixo, retirado de uma notícia do ano de 2011, e a imagem que é apresentada a seguir:

 

“Uma das maiores obras do governo federal em execução no país está com a licença ambiental de instalação vencida. A Integração do Rio São Francisco com as bacias do Nordeste setentrional, mais conhecida como transposição do São Francisco, teve a licença de instalação número 438, assinada em 23 de março de 2007, vencida no dia 23, passados os quatro anos desde que foi expedida pelo então presidente do Ibama, Marcus Luiz Barroso Barros.

As obras seguem em ritmo normal, garante a assessoria de comunicação do Ministério da Integração. Com base nos últimos dados do Programa de Aceleramento do Crescimento (PAC), o eixo leste do projeto tem 80% das obras dos canais realizadas. O eixo norte está 52% concluído. No fim do próximo ano, de acordo com o Ministério da Integração, os 287 km do eixo leste estarão em funcionamento. Em 2013, os 426 km do eixo norte entram em operação.”

 

(Disponível em: <http://www.oeco.org.br/noticias/24916-transposicao-com-licenca-vencida/>. Acesso em: 12 jun. 2017)

(Disponível em: <http://tamabras.com.br/st16/wp-content/uploads/2016/07/inmfografico-1.jpg>. Acesso em: 19 maio 2017.)

A alternativa que melhor apresenta a relação entre o texto e a imagem é:

Escolha uma:

7 Leia o trecho a seguir, retirado de uma matéria veiculada neste ano de 2017:

“Durante a reunião com o Ministério Público Federal (MPF), o relatório do Tribunal de Contas sobre a obra da transposição foi apresentado para empresas e órgãos responsáveis pela ação. O objetivo do encontro foi analisar a necessidade de adotar medidas preventivas em relação aos aspectos de infraestrutura e segurança do trabalho, além de riscos ambientais e de saúde pública. De acordo com a procuradora do MPF, para a obra do açude de Poções ter início, é preciso que se cumpram critérios técnicos mínimos de segurança, principalmente pela classificação de alto risco atribuída pela Agência Nacional de Águas (ANA). 

 

 

(Disponível em: <http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2017/01/mpf-aponta-riscos-em-trecho-de-obra-da-transposicao-na-paraiba.html>. Acesso em: 21 maio 2017.)

 

Agora julgue as afirmações que seguem:

 

I. O trecho apresenta uma preocupação apenas em relação aos impactos ambientais do projeto de transposição do rio São Francisco.

II. O trecho demonstra uma preocupação em relação aos riscos de acidentes e desastres nas obras de transposição do rio São Francisco.

III. O trecho apresenta uma necessidade de adoção de medidas preventivas tanto em infraestrutura quanto em segurança do trabalho nas obras de transposição.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas:

Escolha uma:

8 Analise as manchetes abaixo e a relação proposta entre elas: 

(Fontes: I. G1 PE. Disponível em: <http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/ministerio-publico-do-trabalho-recomenda-paralisacao-de-obra-em-tunel-da-transposicao-do-rio-sao-francisco.ghtml>.Acesso em: 04 maio 2017.

II. Jornal da Paraíba: Disponível em: <http://www.jornaldaparaiba.com.br/politica/noticia/180438_mpf-aponta-riscos-em-acudes-que-receberao-aguas-da-transposicao-na-paraiba>.Acesso em: 04 maio 2017.)

 

A respeito dessas manchetes, assinale a alternativa que apresenta a relação correta:

Escolha uma:

9 Leia o trecho abaixo, retirado de uma matéria publicada no ano de 2005:

“O Ibama concedeu nesta sexta-feira, 29 de abril, a licença prévia para o projeto de transposição do Rio São Francisco. Isso significa que o _______________________ e o ____________________________ foram aprovados. Com o tão esperado sinal verde, o Ministério da Integração Nacional já anunciou que vai lançar imediatamente o edital de licitação para escolher as empresas que vão executar as obras. Em 45 dias deve concluir essa etapa. A partir daí, só faltará a licença de instalação do Ibama para dar início ao megaempreendimento.”

 

(Disponível em: <http://www.oeco.org.br/reportagens/1099-oeco_12278/>. Acesso em: 18 maio 2017.)

 

Os termos que completam corretamente as lacunas do texto são:

Escolha uma:

10 Leia o trecho abaixo, retirado de uma matéria publicada no ano de 2017:

“O MPF requisitou ao Núcleo de Licenciamento Ambiental Federal do Ibama na Paraíba que, num prazo de 10 dias, encaminhe a Licença de Operação do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf), eixo Leste, meta 3L, e informe se houve fiscalização no cumprimento das condicionantes da licença expedida, bem como das condicionantes da Licença de Instalação n. 438/2007 e subsequentes renovações que antecederam a emissão da Licença de Operação.

O Ministério Público Federal oficiou também o International Finance Corporation (IFC) para que forneça informações acerca de eventuais aportes de recursos concedidos a pessoas física ou jurídica pública ou privada que atuem ou atuaram nas obras do Pisf. O MPF quer entender se eventual financiamento para as obras está subordinado à implementação de condicionantes sociais estabelecidas pelo IFC.”

(Disponível em: <https://paraibaonline.com.br/transposicao-ibama-vai-fiscalizar-o-leito-do-rio-paraiba/>. Acesso em: 19 maio 2017.)

 

Com base em seus conhecimentos sobre o procedimento de Licenciamento Ambiental e a transposição do rio São Francisco, analise as afirmações a seguir:

 

              I.        A licença de operação é a última etapa de um processo de Licenciamento Ambiental.

 

            II.        A licença de operação, no caso apresentado, poderá interferir no financiamento da obra.

 

           III.        Além dos pontos positivos do projeto da transposição, é preciso considerar os impactos negativos levantados pelo EIA/RIMA elaborado para a licença de operação.

São corretas as afirmações:

Escolha uma: