Dinâmica de Corpos Rígidos U1

Dinâmica de Corpos Rígidos /U1 - Seção 1 /U1S1 - Atividade Diagnóstica

1) Em física podemos representar as grandezas como escalar e vetorial. As grandezas escalares precisam apenas de seu valor para ser determinadas, como por exemplo, a massa de corpos rígidos. Já grandezas vetoriais precisam de três características para serem descritas de maneira completa.

Marque a alternativa correta que contenha as três características necessárias para determinar e descrever completamente uma grandeza vetorial.
Escolha uma:


a. intensidade, direção, sentido 
b. aceleração, velocidade, posição 
c. momento, velocidade, direção 
d. potência, energia, trabalho 
e. momento, energia, trabalho 

2) Um engenheiro está analisando, em um de seus trabalhos, o centro de massa de um corpo rígido que possui sua posição descrita pelo seguinte vetor no plano Euclidiano, R=(3;4), em um sistema de referências onde o sistema de unidades utilizados para distâncias é em quilômetros (km).

Calcule o módulo do vetor e marque a alternativa correta.
Escolha uma:

a. 5 km 
b. 9 km 
c. 10 km 
d. 16 km 
e. 25 km 

3) Analise as afirmativas a seguir:

I) De posse do vetor posição de um ponto do corpo rígido como função do tempo, podemos obter a velocidade desse ponto através da derivada da posição em relação ao tempo.

II) Corpos rígidos são extensos, dotados de infinitos pontos. É importante que um engenheiro seja capaz de selecionar alguns pontos de interesse e descrever seu movimento em termos de posição, velocidade e aceleração, para ser capaz de projetar mecanismos eficientes.

III) Um ponto em um corpo rígido que gira com velocidade angular constante ao redor de um eixo de rotação, a uma distância R deste, possui o módulo da velocidade tangencial dada pela relação V=W.R.


Marque a seguir a alternativa que contém apenas as afirmativas verdadeiras:
Escolha uma:

a. I. 
b. III. 
c. I, II e III. 
d. I e II. 
e. I e III.


 Dinâmica de Corpos Rígidos /U1 - Seção 1 /U1S1 - Atividade de Aprendizagem

 

1) Um engenheiro precisa analisar um braço mecânico, a pedido de seu chefe, para elaborar um relatório de segurança. Em determinado instante, o manipulador do braço mecânico possui as seguintes coordenadas cartesianas no espaço (x,y,z)=(3,4,1), ou seja, o seu vetor posição. Para completar seu relatório, ele precisa indicar as posições do objeto em coordenadas cilíndricas, considerando que ambos os sistemas de coordenadas possuem a mesma origem e o mesmo eixo z.


Calcule a posição do ponto em coordenadas cilíndricas, e selecione a alternativa que o indica corretamente.
Escolha uma:


a.(5,arctan(4/3),5)  
b. (5,arctan(4/3),1)  
c. (1,arctan(3/4),5)  
d.(5,arctan(3/4),1)  
e.(1,arctan(4/3),5)  

2) Um engenheiro precisa realizar análises sobre o movimento de um ponto B na extremidade de um corpo rígido, que possui sua posição com relação ao eixo de rotação descrita pelo vetor R=(1;-1;0)   e sua velocidade angular descrita pelo vetor W(1;0;1). As unidades de grandeza do problema se encontram no Sistema Internacional (SI). 

Selecione a alternativa que contém o vetor velocidade (tangencial) do ponto B na extremidade do corpo rígido.
Escolha uma:

a. (1;1;-1) 
b.(-2;-1;3)  
c.(3;-3;0)  
d.(4;3;1)  
e.(-3;4;5)  

3) Um engenheiro está fazendo um relatório sobre um dispositivo mecânico, na empresa em que trabalha, onde precisa calcular posição de um sensor. Em um determinado instante, o corpo rígido analisado possui as seguintes coordenadas cartesianas no plano cartesiano (X,Y)=(3;4), ou seja, o vetor posição. 

Calcule a posição do sensor em coordenadas polares, considerando que as origens de ambos os sistemas de coordenadas coincidem. Selecione a alternativa que indica corretamente a posição calculada.
Escolha uma:

a.(3,arctan(4/3))  
b.(4,arctan(4/3))  
c. (5,arctan(3/4))  
d. (4,arctan(3/4))  
e.(5,arctan(4/3))